Bom Despacho sediou Rodada Presencial do Patrimônio Cultural de 2022

As rodadas são promovidas anualmente pelo Iepha

A Secretaria de Cultura e Turismo recebeu a equipe do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) para a realização da Rodada Presencial do Patrimônio Cultural de 2022. Veja fotos da ação.

A Rodada aconteceu no auditório da UNA e teve como objetivo revelar as diretrizes de implementação das ações previstas para o próximo exercício, além de apresentar o Programa Afromineiridades. O programa prevê o reconhecimento e a valorização dos povos negros na constituição do patrimônio cultural de Minas Gerais.

Gestores públicos e consultores de Bom Despacho e de diversos municípios da região participaram do evento e puderam conversar e compreender melhor as políticas públicas estaduais do patrimônio cultural.

“Esses fóruns e essas rodadas são muito importantes para que a gente tenha essa troca com gestores e com os municípios, no sentido de entender como as políticas públicas do patrimônio cultural estão sendo executadas da ponta. Assim, a gente pode entender as demandas e modificar nossos procedimentos”, comenta Luiz Gustavo Mundim, diretor de promoção do Iepha/MG.

Além da Rodada, os presentes também puderam participar da Oficina Inventários Participativos: O Uso dos Mapas de Percepção na Construção do Patrimônio Cultural, também promovida pelo Iepha. Nela, os gestores praticaram metodologias para a realização de inventários patrimoniais.