Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Bom Despacho será pólo da Universidade Aberta

Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Bom Despacho recebe nos próximos dias uma unidade da Universidade Aberta do Brasil, através de extensão da UFMG.  O nome da unidade é Polo do Centro Oeste Mineiro da UAB.  A notícia foi publicada dia 22 de janeiro último no Diário Oficial da União.

A universidade irá funcionar nas instalações do NEI (antigo Caic) e oferecerá inicialmente os cursos de Pedagogia, Matemática, Física, Ciências da Computação e Pós-Graduação em Física.  A Administração Municipal informa que muito possivelmente o vestibular será realizado ainda neste primeiro semestre com previsão de inicio das aulas em agosto próximo.

Leia a notícia completa para conferir o que é uma Universidade Aberta.

O Projeto Universidade Aberta do Brasil – UAB[1] – foi criado pelo Ministério da Educação, em 2005. Atualmente é gerenciada pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Ensino Superior). O sistema é uma parceria entre consórcios públicos nos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), a participação das universidades publicas e demais organizações interessadas. Trata-se da oferta de ensino superior a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. Nos municípios que desejam participar são montados Pólos de Apoio Presencial (PAPs), que possuem salas de aula, laboratórios didáticos, tutores para os alunos, biblioteca e outros recursos.

Atualmente (dezembro de 2009), a UAB tem 88 instituições de ensino superior participantes, 679 pólos, e oferece 441 cursos de graduação, 155 cursos de aperfeiçoamento e 213 cursos de especialização, tendo atingido cerca de 140.000 alunos em todas as modalidades. Não são oferecidos cursos de mestrado e doutorado pela UAB. A meta da UAB é atingir 1.000 pólos e 300.000 alunos em 2010.

Devido a exigências da legislação brasileira do ensino superior, a UAB não é uma universidade aberta verdadeira, pois existem requisitos e exames de ingresso (vestibular) para os cursos em nível de graduação, e processo seletivo para a maioria dos cursos de pós-graduação.

Imprimir