Bom Despacho será pólo da Universidade Aberta

Bom Despacho recebe nos próximos dias uma unidade da Universidade Aberta do Brasil, através de extensão da UFMG.  O nome da unidade é Polo do Centro Oeste Mineiro da UAB.  A notícia foi publicada dia 22 de janeiro último no Diário Oficial da União.

A universidade irá funcionar nas instalações do NEI (antigo Caic) e oferecerá inicialmente os cursos de Pedagogia, Matemática, Física, Ciências da Computação e Pós-Graduação em Física.  A Administração Municipal informa que muito possivelmente o vestibular será realizado ainda neste primeiro semestre com previsão de inicio das aulas em agosto próximo.

Leia a notícia completa para conferir o que é uma Universidade Aberta.

O Projeto Universidade Aberta do Brasil – UAB[1] – foi criado pelo Ministério da Educação, em 2005. Atualmente é gerenciada pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Ensino Superior). O sistema é uma parceria entre consórcios públicos nos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), a participação das universidades publicas e demais organizações interessadas. Trata-se da oferta de ensino superior a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. Nos municípios que desejam participar são montados Pólos de Apoio Presencial (PAPs), que possuem salas de aula, laboratórios didáticos, tutores para os alunos, biblioteca e outros recursos.

Atualmente (dezembro de 2009), a UAB tem 88 instituições de ensino superior participantes, 679 pólos, e oferece 441 cursos de graduação, 155 cursos de aperfeiçoamento e 213 cursos de especialização, tendo atingido cerca de 140.000 alunos em todas as modalidades. Não são oferecidos cursos de mestrado e doutorado pela UAB. A meta da UAB é atingir 1.000 pólos e 300.000 alunos em 2010.

Devido a exigências da legislação brasileira do ensino superior, a UAB não é uma universidade aberta verdadeira, pois existem requisitos e exames de ingresso (vestibular) para os cursos em nível de graduação, e processo seletivo para a maioria dos cursos de pós-graduação.