Bom Despacho tem dois casos confirmados de febre chikungunya

Faça sua parte. A chikungunya é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Hoje (dia 8) foram confirmados dois casos de pacientes com febre chikungunya em Bom Despacho. Desde 2019 a cidade não tem registro da doença (também dois casos) que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e do zika vírus.

Para evitar que a doença se prolifere ainda mais é necessário que a população reaja rapidamente. De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, o índice de infestação de Aedes aegypti está em 12,4%, sendo que o ideal seria estar a menos de 1%. 95% destes focos estão dentro de imóveis.

“Peço que a população elimine toda a água parada de sua residência. Quando receber visita de agentes de endemias, acate as recomendações deles”, destacou o gerente de Vigilância Epidemiológica, Fernando Júnior. Aqueles que não seguirem as recomendações podem ser multados e receber ordem judicial por motivo de saúde pública.

Em 2021, a Secretaria de Saúde também registrou 72 notificações de dengue, sendo que uma foi confirmada.

Saiba mais – A chikungunya causa fortes dores nas articulações e pode incapacitar alguns pacientes. Em bebês, idosos de 65 anos ou mais e pessoas com múltiplas doenças; principalmente de origem cardíaca, pulmonar ou neurológica; costumam ter uma evolução mais agressiva da doença que pode ser fatal.