Bom Despacho tem três casos de chikungunya confirmados

Neste ano, Bom Despacho registrou três casos confirmados de pacientes com febre chikungunya em Bom Despacho. O único registro da doença anterior a este ano foi feito em 2019. Ela é uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue e zika vírus).

Para evitar que a doença se prolifere ainda mais é necessário que a população reaja rapidamente pois 95% destes focos estão dentro de imóveis. De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, o índice de infestação de Aedes aegypti está em 12,4%. O ideal seria estar menos que 1%.

“Peço que a população elimine toda a água parada de sua residência. Quando receber visita de agentes de endemias, acate as recomendações deles”, destacou o gerente de Vigilância Epidemiológica, Fernando Júnior. Aqueles que não seguirem as recomendações podem ser multados e receber ordem judicial por motivo de saúde pública.

Em 2021, a Secretaria de Saúde também registrou 86 notificações (casos suspeitos) de dengue, sendo que uma foi confirmada. Também houve uma notificação de zika vírus.

Saiba mais – A chikungunya causa fortes dores nas articulações e pode incapacitar alguns pacientes. Em bebês, idosos de 65 anos ou mais e pessoas com múltiplas doenças; principalmente de origem cardíaca, pulmonar ou neurológica; costumam ter uma evolução mais agressiva da doença que pode ser fatal.