Cantineiras já servem amor e dedicação…

amanhã (23), elas vão se reunir para garantir ainda mais saúde para os alunos da rede municipal

brasilina

Brasilina trabalha  na cantina da Escola Flávio Cançado

Há seis anos, Dona Brasilina de Fátima Santos levanta 4h30, faz suas orações, prepara o café da família e atravessa a cidade para chegar na Escola Flávio Cançado Filho. No caminho, além do marido e da filha, a cantineira pensa nas crianças e adolescentes que receberão das mãos dela a merenda escolar. Para alguns, a primeira refeição do dia.

Chegando na cantina, com carinho, ela manipula os alimentos e cuida para que as 304 crianças tenham uma refeição saborosa e saudável. “Incentivo eles a comerem verduras e legumes”, diz. “E fico muito feliz quando comem tudo, mostram as carinhas de satisfação e ainda dizem que a merenda estava gostosa”, completa sorridente.

Assim como Dona Brasilina, outras 60 cantineiras se dedicam para cuidar da alimentação de crianças e adolescentes das escolas municipais. “Elas têm papel fundamental no rendimento deles. Bem alimentados, eles se concentram mais e aprendem mais”, afirma a secretária de Educação Simone Mamede. Hoje, a Prefeitura atende quatro mil alunos.

Pensando em reforçar o aprendizado deles e valorizar o trabalho das cantineiras, amanhã (23), elas receberão um curso na Escola Coronel Praxedes. Às 7h30, as cantineiras se reunirão para trocar experiências e atualizar seus conhecimentos em manipulação, aproveitamento e preparo de alimentos. “É sempre bom aprender coisas novas, principalmente se for para melhorar a merenda das crianças”, fala Dona Brasilina.