Alunos das escolas municipais já recebem merendas saudáveis e nutritivas

Decreto do Governo de Minas prevê que a partir de 7 de junho, escolas públicas e privadas devem servir alimentos saudáveis.

Em Bom Despacho, desde 2013, o cardápio da merenda servida aos alunos das escolas municipais é feito por nutricionistas da Prefeitura. Nos pratos dos pequenos sempre tem verdura, legume, fruta, carne. Tudo que é necessário para o desenvolvimento sadio das crianças. Nada de doce em excesso ou refrigerante.

“As merendas são elaboradas de acordo com a faixa etária dos alunos. Muitas crianças ficam a maior parte de seu tempo na escola, então as merendas precisam conter todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento delas”, afirma a nutricionista Coordenadora da Merenda Escolar,Tatiane Amaral.

A nutricionista, Andrezza Braga, lembra que uma boa alimentação na infância garante um futuro mais saudável. “O consumo de açúcar na fase infantil pode desenvolver doenças graves na fase adulta, como diabetes e obesidade”, destaca. Ela também afirma que é na escola que muitas crianças têm o primeiro acesso às frutas, legumes e verduras. “As escolas têm que dar o exemplo”, completa Braga.

Bom Despacho saiu na frente – servir alimentação saudável agora é obrigatório para todas as escolas mineiras, inclusive as particulares. A partir de 7 de junho, todas terão que seguir as orientações do Decreto 47.557/18. Ele regulamenta a Lei 15.072/04, que dispõe sobre a educação alimentar e nutricional nas escolas.

O Governo de Minas também proibiu a venda e o fornecimento de alimentos como refrigerantes e salgados nas escolas privadas e seus entornos. Além disso, ao comercializar sucos e vitaminas, estes devem ser preparados sem adição de açúcar ou adoçante.