Carrapatos da Tabatinga é destaque no livro Protagonismo Quilombola
Sebastiana, Prefeito Fernando Cabral, Maria e exemplar do livro

O Conaq, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz realizaram o projeto Protagonismo Quilombola – Na Luta por Saúde e Direitos Sociais. Nele, técnicos e pesquisadores traçaram um panorama de comunidades quilombolas por todo o país para formar a Escola Itinerante de Protagonismo de Direitos Quilombolas.

Para marcar o projeto e divulgá-lo, foi lançado o livro Protagonismo Quilombola, com exemplos de comunidades por todo o país. Em Minas Gerais, o destaque foi a Carrapatos da Tabatinga, de Bom Despacho, onde foram apresentadas a sua história, a sua luta por igualdade de direitos, o seu perfil social e as políticas da Prefeitura para levar mais serviços e integração para a comunidade.

“Me sinto muito feliz de poder fazer alguma coisa pela cultura, porque aqui em Bom Despacho a cultura negra era muito criticada mas agora está no auge”, afirma Sebastiana da Silva, líder da Carrapatos. “Essa conquista não é só nossa, essa conquista é de onde a gente mora, de onde travamos nossas lutas que é aqui em Bom Despacho”, afirma Maria da Silva, membro da comunidade.

“A Prefeitura sempre apoia os projetos da comunidade”, afirma Eduardo Costa, secretário de Desenvolvimento Social. Alguns dos exemplos desse apoio são as oficinas de percussão e tranças e danças afro. A Prefeitura também apoiou ações como o Concurso Miss Beleza Negra 2016.