Chegada do vírus tipo 4 aumenta estado de alerta contra dengue

Secretário de Saúde Sérgio Cabral

Foi confirmado oficialmente na última semana o primeiro caso de dengue tipo 4 em Bom Despacho. A confirmação veio através de exame feito pelo laboratório da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), de Belo Horizonte.

“A chegada do vírus tipo 4 aumenta a preocupação da Secretaria de Saúde. Por isso estamos ampliando ainda mais as ações de combate ao pernilongo transmissor da doença. Além disso, é muito importante que a população elimine os criadouros do pernilongo da dengue dentro de casas e quintais”, alerta o secretário de Saúde, Sérgio Cabral.

Na pesquisa do LIRA (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti) feita em Bom Despacho na última semana, a maior parte dos focos do pernilongo da dengue estava dentro de vasos, embalagens vazias e bebedouros de animais. “Ou seja, o pernilongo está se reproduzindo dentro das residências, aumentando o perigo para toda a família”, ressaltou o Secretário.

Com a circulação do vírus tipo 4, mesmo quem já teve dengue pode contrair a doença novamente. Aumenta também o risco de ocorrência da dengue hemorrágica.