Como as UBS de Bom Despacho atuam na prevenção e promoção à saúde

Grupo de Alongamento na UBS Ana Rosa.

A função das unidades é oferecer serviços básicos de saúde. Dentre eles, a prevenção de doenças e estímulo às práticas saudáveis são primordiais. Assim, os profissionais informam e orientam aos cidadãos sobre as doenças e seus sintomas, cuidados e tratamentos. Uma das formas para promover essas questões é a realização dos diversos grupos com os cidadãos.

Na UBS Ana Rosa, por exemplo, “o Grupo de Planejamento Familiar orienta casais sobre métodos contraceptivos e cirúrgicos. O Grupo de alongamento, que acontece toda terça às 7h, promove exercícios que evitam complicações físicas”, explica Lílian, a enfermeira-coordenadora da unidade. Além desses, diversos outros são realizados.

Outras formas de prevenção e promoção- As equipes também atuam nas salas de espera educando e orientando sobre as questões relacionadas à saúde. Nas visitas domiciliares, o papel dos  agentes comunitários de saúde é orientar sobre tratamentos, vacinações, acompanhamentos médicos, etc.

As UBS em Bom Despacho- No município, há 15 unidades de saúde. Cada uma delas atende uma comunidade específica que varia entre 1000 e 4000 pessoas.