6ª edição do Beleza Negra elege Misses e Misters negros de Bom Despacho

Syang dos Santos e Paulo Henrique Pereira ficaram em primeiro lugar

Neste ano, em sua 6ª edição, o Concurso Miss e Mister Beleza Negra voltou a abrilhantar a programação cultural de novembro da cidade. O desfile aconteceu no sábado, dia 13, na Escola Coronel Praxedes e contou com a participação de jovens de diversos bairros de Bom Despacho. Veja fotos do concurso.

Syang dos Santos e Paulo Henrique Pereira foram os primeiros colocados nas categorias feminina e masculina, respectivamente. Em segundo lugar ficaram Layla Ferreira e Felipe Moura e em terceiro, Larissa Pinto e Ubirajara Alaketo.

“O sentimento é de gratidão, de vitória. Pela primeira vez eu me sinto num lugar de poder e não no lugar abaixo das pessoas brancas. A importância do concurso é para as pessoas entenderem que nossa beleza não é exótica, a nossa beleza é natural e a gente nasceu para se sentir bonita, para se sentir merecedora, se sentir no poder, se sentir bem no lugar que a gente quiser estar”, destacou Syang, emocionada.

“Foi uma belíssima noite e quero parabenizar a Secretaria de Cultura, em especial a Coordenadoria de Igualdade Racial, pela organização do evento. Aos patrocinadores um forte abraço por apoiarem o Concurso Beleza Negra. Os jovens participantes são todos vencedores e espero que este sentimento visível de empoderamento os conduza para realização de sonhos ainda maiores”,  afirmou a vice-prefeita Juliana Jaber.

A moda faz parte da identidade cultural de um povo – O Desfile contou com duas modalidades, gala e afro. Os apresentadores Graça Epifânio e Matheus Vargas ressaltaram a importância desta última para a identidade cultural das populações negras. “A moda afro é resultado de nossa política de afirmação. Ela é também uma ferramenta importante nas nossas lutas”, colocou Graça.