Congadeiros representam Bom Despacho em celebrações de cidades vizinhas

A Secretaria de Cultura e Turismo está auxiliando o transporte de cortes de congados que são convidados a dançar em outras cidades.

Na foto, congadeiros na Festa de Reinado de 2021.

O congado é uma festa tradicional em todo o estado de Minas Gerais e diversos cortes de congado de Bom Despacho são convidados para dançarem nas celebrações de cidades vizinhas. Neste ano, a Secretaria de Cultura e Turismo já levou dois cortes para festejarem as celebrações congas em Nova Serrana. Com o auxílio-transporte, ontem (dia 10), o Corte da Ingrid e o Corte do Adilson dançaram e celebraram as festividades de Abaeté.

Devido a sua importância cultural e histórica para a cidade, a Festa do Reinado é uma celebração registrada como patrimônio cultural de Bom Despacho. O auxílio com a viagem é uma forma de valorização e preservação da festa, além de ser também uma forma de promoção de intercâmbio cultural entre os congadeiros das cidades mineiras.

Capitães podem solicitar transporte na Secretaria de Cultura e Turismo – Capitães e cortes de Bom Despacho podem solicitar transporte na Secretaria de Cultura pelo número (37) 9 9106-5309, e-mails cultura@bomdespacho ou cultura@pmbd.mg.gov.br ou indo até a secretaria que fica na Avenida Maria da Conceição del Duca, 150, sala 50. Para conseguir o transporte, o corte deve mandar o nome e CPF de cada integrante que viajará em um dos e-mails acima.

A secretaria auxilia dois cortes por vez. Os pedidos são atendidos por ordem de chegada e têm prioridade, aqueles que ainda não tiveram auxílio-transporte no ano.