Conheça a história do Reinado

O reinado vem de antigas tradições africanas incorporadas no catolicismo, na época da escravidão.

Celebração do Reinado em 2019

O Reinado, tão importante em Bom Despacho, é uma tradição que vem do tempo em que os africanos foram forçados a sair de suas pátrias como escravos e levados a Portugal e suas colônias, no séc. XVI. Ali, eles foram forçados a trabalhar nas lavouras e serviços domésticos. Na tentativa de manter suas crenças e tradições, combinaram elementos da sua cultura com a cultura portuguesa. Assim, o reinado é uma mistura de tradições e crenças africanas com as crenças portuguesas.

Tradições africanas foram incorporadas ao catolicismo na época da escravidão – os africanos foram inseridos nas festas promovidas pela coroa, onde incorporaram suas músicas e danças que, para os portugueses, eram consideradas exóticas. Foram incorporados aos costumes religiosos portugueses, as irmandades leigas dos escravos, o hábito de rezar em conjunto, a condução dos ritos por um sacerdote e a promoção de festas e procissões.

Devoção de Nossa Senhora do Rosário – a devoção a Nossa senhora do Rosário pode ter ocorrido neste contexto, quando houve a difusão do seu culto entre os negros. Os negros se identificaram com o rosário, que era considerado um objeto mágico nas crenças africanas. Na Europa, o Santo Rosário da Mãe de Deus, desde o século XIII, era usado como arma para converter os hereges ao catolicismo.

Reis e rainhas congos – os escravizados mantiveram o costume de formar comunidades e eleger reis e rainhas responsáveis pela direção dos cultos e o pilar da unidade do povo. Tiveram dificuldades para manter seus costume, pois uma forma de dominá-los era subjugar suas práticas e tradições. Aprenderam, então, a recriar suas raízes africanas nas Américas. A partir disto, formaram laços fundamentais adotando posturas que reproduziam seus costumes africanos.

O reinado como forma de resistência das populações negras – no Brasil, há referências às confrarias e irmandades de negros e mulatos desde o século XVI. Tais confrarias remetem a devoção aos chamados santos negros. Elas ajudaram, de alguma forma, a resistência dos negros ao sistema escravista. Era uma forma de se inserir na sociedade colonial e preservar seus ritos e costumes sob a aparência de festas religiosas locais.

É nesse contexto que surge a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, confraria de culto católico criada para abrigar a religiosidade do povo negro, que na época da escravidão era impedido de frequentar as mesmas igrejas dos senhores. Mantém em seu calendário uma devoção secular a Nossa Senhora do Rosário.

Saiba mais sobre o Reinado 2020.

Veja a exposição virtual sobre o Reinado em Bom Despacho.