Conselho de Patrimônio mantem viva a memória do Reinado

Com apoio da Secretaria de Cultura, toda a festa foi registrada

reinado

Cortes atraem milhares de fieis para Reinado

A Festa do Reinado é umas das mais expressivas representações culturais de Bom Despacho. Ela faz parte da história da cidade e por isso, é muito importante. Para manter a memória dessa festa, proteger e preservar essa tradição, o Conselho Municipal de Patrimônio e a Secretaria de Cultura registraram a edição 2014 do Reinado. Todo o material coletado foi enviado para o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).

“Os patrimônios imateriais, como dialetos e festas populares, precisam ser registrados para serem preservados”, afirma a secretária de Cultura Tânia Nakamura. Depois desse trabalho será possível manter as características da festa, buscar mais apoio financeiro para sua organização e preservar a tradição na cidade. “Fizemos um levantamento histórico das origens, fotos, documentos e outros registros do Reinado”, destaca Nakamura.

Reinado – A Festa de Nossa Senhora do Rosário existe há mais de 200 anos em Bom Despacho. A edição 2014 foi um sucesso e reuniu mais de cinco mil pessoas, apenas no encerramento da festa, dias 17 e 18 agosto. No total, a população acompanhou 25 cortes, durante cinco dias de Reinado. Para apoiar a tradição,  a Prefeitura ajudou na organização e repassou R$ 25 mil para a Associação de Reinadeiros de Bom Despacho.