Cuidado: alimentos mal higienizados podem causar infecções graves

Quando compra ou come alimentos fora de casa você confere se o estabelecimento foi vistoriado? Fique atento. A olho nu, você não conseguirá identificar se um alimento está contaminado. Portanto é importante adquirir produtos de empresas inspecionadas pela Vigilância Sanitária, Serviço de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal.

“Não ingerir carnes mal cozidas, mal passadas e ovos crus ou com a gema mole também afasta este tipo de risco. Estes cuidados podem evitar que você e seus familiares tenham infecções graves”, destaca a gerente da Vigilância Sanitária, Maria Pessoa.

Muitas dessas infecções são causadas por micro-organismos. Entre eles, os mais comuns são E. coli e Salmonella. Na primeira, a contaminação acontece por meio da ingestão de alimentos mal cozidos, preparados por pessoas infectadas, refrigerados em temperatura insuficiente e preparado sem higiene. A água é outro meio de transmissão muito comum.

Já a Salmonella causa diversas infecções, dentre elas gastroenterite e febre tifoide. A contaminação acontece principalmente pela ingestão de ovos ou carnes mal cozidas, ingestão de leite cru, maionese, legumes, verduras e frutas contaminadas. “Pode acontecer também por meio do preparo de alimentos por pessoas infectadas, que não lavam corretamente as mãos após usarem o banheiro”, afirma o veterinário, Vinícius Resende.

Fique atento – não compre em estabelecimentos sem alvará. Para denunciar irregularidades ou tirar dúvidas mande mensagem para vigilanciasanitaria@pmbd.mg.gov.br ou agricultura@bomdespacho.mg.gov.br. Se preferir ligue para 3520-1609 ou 99106-3741.