Cultura – inscreva seu projeto e concorra a R$15 mil para sua execução

O Ministério da Cultura, a Fundação Nacional de Artes e a Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Secretaria de Cultura, convidam artesãos e artistas a participar da oficina para o Edital dos Microprojetos Mais Cultura da Bacia do São Francisco que ocorre nesta quarta-feira, 29/02, As 14h, no Clube Bom Despacho (Rua Faustino Teixeira, 90 – Centro).

O objetivo é o de incentivar os artistas e artesãos locais a participarem do Microprojetos Bacia do São Francisco onde poderão ser contemplados com uma verba de R$15 mil para a execução de seus projetos.

Saiba mais lendo a notícia completa.

Parte do conjunto de Ações desenvolvidas pela Funarte/Ministério da Cultura, o Programa “Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco” é voltado para a realização de projetos culturais de baixo custo. A missão do programa é fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais na região da Bacia do Rio São Francisco. Os projetos financiados deverão ser propostos, ou ter como beneficiários, jovens de 17 a 29 anos residentes na área a ser alcançada, para promover a cidadania cultural.

As inscrições serão abertas a pessoas físicas e jurídicas (sem fins lucrativos) que desenvolvam projetos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Artes e Expressões Populares e Moda. Serão contemplados 1.050 projetos no valor de R$ 15 mil, em um total de R$ 15.750.000,00 em prêmios.
Para delimitar da região de abrangência do programa, foi utilizada uma lista com 504 municípios elaborada pelo Ministério da Integração Nacional, que abrange sete estados: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. A população da área é de aproximadamente 15 milhões de habitantes.
A ação representa uma continuidade dos Microprojetos Mais Cultura, realizados anteriormente na região do Semiárido e Amazônia Legal.
O total do investimento nos Microprojetos Rio São Francisco é de R$ 16,8 milhões. Entre suas principais metas estão o apoio a projetos artísticos e culturais de baixo orçamento, fixando a mão de obra local; a sustentabilidade econômica das populações, através de produtos culturais; e a descentralização da política de fomento para a produção artística e sociocultural e o estímulo à cidadania cultural.
O “Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco” realiza um diálogo com o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco. Este inclui a Funarte/MinC, o Ministério do Meio ambiente e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)/Ministério da Integração Nacional.