Denuncie violência contra mulheres

Em 2020 o país teve um alto crescimento no número de denúncias de casos de violência doméstica contra mulheres comparado ao ano anterior. No ano passado foram registrados 105.821 casos, de acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em 2019 foram registrados 67.438.

Isso significa um aumento de 57% nas denúncias de violência doméstica contra as mulheres. Não é à toa que os jornais estão infestados de notícias a respeito. É preciso fazer algo urgentemente.

Todo cidadão pode denunciar este tipo de violência doméstica por meio do telefone 180. Você também pode denunciar todo tipo de violência doméstica na página da Ouvidoria.

Apoio às vítimas – Para mais informações e apoio a vítimas, ligue para 99106-0962 ou 3522-7782 e fale com um dos profissionais do Creas que conta com uma equipe formada de assistente social, psicólogo e advogado.

“O trabalho desenvolvido pelos técnicos do Creas se baseia no fortalecimento dos vínculos da vítima e dos filhos (caso houver), inclusão da vítima ou família no sistema de proteção social (medida protetiva) quando ainda não foram incluídos. O psicólogo ainda contribui para restaurar e preservar a integridade e as condições de autonomia da vítima, e contribui também para a reparação de danos e da incidência ou reincidência da violação de direitos. E caso o psicólogo identifique a necessidade de acompanhamento terapêutico, a vítima é encaminhada à UBS de referência ou ao Nasm”, disse a coordenadora do Creas, Marina Apolinário.