Depois de incansável trabalho da Prefeitura e grande colaboração da população, notificações de dengue caem consideravelmente

Mesmo assim, combate ao mosquito Aedes aegypti deve continuar

Algumas das ações contra o mosquito foram a qualificação de agentes de saúde e os mutirões. Na foto, agente verificando focos e mutirão de limpeza

Desde 2013, a Prefeitura intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti. Com inúmeras campanhas para conscientizar a população, mutirões de limpeza, a contratação e qualificação de agentes e a implantação de multas para os moradoras que criam em casa o mosquito, a Prefeitura reduziu consideravelmente o índice de notificações de dengue. “Tivemos um dos menores índices dos últimos 10 anos. Em janeiro e fevereiro tivemos apenas 26 notificações de dengue”, comemora o coordenador da Epidemiologia, Fernando Júnior.

Em 2016, os dois primeiros meses do ano acumularam 200 notificações da doença. Em 2015 foram 80, 2013 chegou a 170. Em 2010 esse número foi de 1.838 e em 2008, 230 casos notificados. “A população está de parabéns por colaborar. 90% dos focos estão nas residências, por isso sem apoio não teríamos esta queda considerável”, declara Júnior.

A luta continua – Não deixe o mosquito avançar: separe dez minutos por semana e elimine materiais que acumulem água. Também vistorie caixas d’água, ralinhos, bebedouros de animais, pratinhos de plantas, calhas.

Clique aqui para ver os dados de combate ao Aedes aegypti em Bom Despacho

Clique aqui e veja o cronograma de mutirões contra o Aedes aegypti