Desperdício: Esvazie essa ideia

Esta imagem é para chamar sua atenção para a nossa capacidade hídrica até o final do ano se continuarmos com péssimos hábitos ao utilizarmos água e para que não tenhamos um racionamento severo ainda neste ano, por isso o nosso papel é fundamental!

Imaginem que este copo seja os nossos rios e reservatórios. Pois é, veja como estaríamos se continuarmos desperdiçando água, por isso cultive hábitos como:

• Reduza o tempo no chuveiro. Ao invés de tomar um banho de 10 min, diminua para 5 min. Assim, economizará 30 a 80 litros de água por cada banho.
  • Não jogue lixo no vaso sanitário. Isso contribui para aumentar o gasto de água.
  • Quando precisar lavar o carro, use um balde. Utilizando mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos.
  • Regue o gramado e o jardim entre 6h e 8h ou após as 19h. Isso evita o excesso de evaporação e mais gastos.
  • Encha a pia para esfregar pratos e talheres. A economia será de 10 litros de água por dia.
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes e salve mais de 90 litros de água a cada mês.
  • Não use a mangueira do jardim para varrer folhas e outros resíduos das calçadas. O correto é usar a vassoura, que permite economizar tempo e água.
  • Vazamentos em torneiras, em canos e nas descargas do banheiro devem ser consertados assim que detectados. Alguns tipos de vazamentos causam uma perda diária de 24 litros de água. A perda mensal fica em torno de 720 litros.
  • Máquinas de lavar louças e roupas devem ser usadas totalmente cheias. Com isso, a frequência de uso é menor e há menos desperdício de água e energia. Reutilize a água para lavar o quintal com isso você economiza água e dinheiro.

Denuncie desperdício d’água entrando em contato com a Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone 0800-285-3737 ou acesse a página da Ouvidoria.