No vídeo, Dona Bahia conta histórias da Cavalgada da Fé.
Este ano aconteceria a 33ª edição da Cavalgada da Fé, mas por causa da pandemia ela não poderá ser realizada. A tradicional cavalgada reúne em torno de 3 mil cavaleiros e amazonas da região Centro-Oeste de Minas num trajeto que vai de Bom Despacho até Leandro Ferreira. O evento acontece em celebração às memórias de Padre Libério.
A cavalgada começou com os bom-despachenses Antônio Ferreira e Bené Peão e continua até os dias de hoje com o Clube do Cavalo, de Bom Despacho, e dos Cavaleiros de Padre Libério, de Leandro Ferreira. Os cavaleiros e amazonas, tradicionalmente, se reúnem na Ponte da Amizade que fica à beira do Rio Lambari, na divisa de Leandro Ferreira e Bom Despacho.
Antigamente eles trocavam suas merendas ali; é o que conta Bahia, viúva de Bené Peão. A ação se transformou em uma simbólica troca de bandeiras entre os prefeitos dos municípios de Bom Despacho e Leandro Ferreira como forma de demonstração do apoio das Prefeituras das duas cidades a esta manifestação religiosa.
Depois da troca de bandeiras, os cavaleiros e amazonas seguem em peregrinação até Leandro Ferreira, onde acontece missa sertaneja. “Fiquem em casa e evitem aglomerações, mas não deixem de prestar suas homenagens ao Padre Libério, pois a fé que embala os corações dos fiéis é capaz de trazer acalento neste momento tão difícil”, recomendou a secretária de Cultura, Rosimaire Santos.
