Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Devido à pandemia, 33ª Cavalgada da Fé não acontecerá neste ano
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Devido à pandemia, 33ª Cavalgada da Fé não acontecerá neste ano

Aproveite para conhecer histórias da tradição que homenageia Padre Libério.

No vídeo, Dona Bahia conta histórias da Cavalgada da Fé.

Este ano aconteceria a 33ª edição da Cavalgada da Fé, mas por causa da pandemia ela não poderá ser realizada. A tradicional cavalgada reúne em torno de 3 mil cavaleiros e amazonas da região Centro-Oeste de Minas num trajeto que vai de Bom Despacho até Leandro Ferreira. O evento acontece em celebração às memórias de Padre Libério.

A cavalgada começou com os bom-despachenses Antônio Ferreira e Bené Peão e continua até os dias de hoje com o Clube do Cavalo, de Bom Despacho, e dos Cavaleiros de Padre Libério, de Leandro Ferreira. Os cavaleiros e amazonas, tradicionalmente, se reúnem na Ponte da Amizade que fica à beira do Rio Lambari, na divisa de Leandro Ferreira e Bom Despacho.

Antigamente eles trocavam suas merendas ali; é o que conta Bahia, viúva de Bené Peão. A ação se transformou em uma simbólica troca de bandeiras entre os prefeitos dos municípios de Bom Despacho e Leandro Ferreira como forma de demonstração do apoio das Prefeituras das duas cidades a esta manifestação religiosa.

Depois da troca de bandeiras, os cavaleiros e amazonas seguem em peregrinação até Leandro Ferreira, onde acontece missa sertaneja. “Fiquem em casa e evitem aglomerações, mas não deixem de prestar suas homenagens ao Padre Libério, pois a fé que embala os corações dos fiéis é capaz de trazer acalento neste momento tão difícil”, recomendou a secretária de Cultura, Rosimaire Santos.

Imprimir