Engenho em alerta: Infestação por Aedes aegypti está em 8,2%

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, a Prefeitura realizou o 1º Levantamento de Índice de Infestação por Aedes aegypti de 2021 no distrito do Engenho do Ribeiro. De acordo com os dados, a situação é alarmante. O índice de infestação predial está em 8,2%, que é considerado altíssimo. O ideal seria estar abaixo de 1%.

Para reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus no Engenho, agentes de endemias visitaram as residências, coletaram larvas para o levantamento e orientaram os moradores sobre a melhor forma de combater o inseto.

O levantamento é feito a cada dois meses. “É preciso que os moradores recebam bem os agentes, acatem as orientações técnicas realizadas por eles durante a vistoria no imovel, vedem os depósitos de água adequadamente de modo que não deixem nenhuma fresta, esfreguem bem com água e sabão os bebedouros de animais antes de trocar a água, recolham os materiais descartáveis, guardem os materiais que têm utilidade em local coberto para que não acumulem água da chuva. Precisamos da colaboração de todos nesse combate”, afirmou o gerente de Vigilância Epidemiológica, Fernando Júnior.

Os focos do Aedes aegypti foram encontrados em: caixas d’água ao nível do solo, tambores, bebedouros de animais, baldes, vasos de plantas, ralinhos, pneus, lonas, pias, tanques de cimento, garrafas, latas e sacolas plásticas.