Feliz Dia Nacional da Saúde

Hoje, dia 5, comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável. Ela foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido no dia 5 de agosto de 1872.

Saiba mais sobre o trabalho da Prefeitura para levar mais saúde a você:

• Melhoria na infraestrutura, previsão de início ainda este ano de duas novas sedes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo no Bairro Dona Branca e no Esplanada, além de reforma de duas unidades já existentes Ozanan e Fátima, São Vicente e Aeroporto e ainda a ampliação das UBS São Vicente e Aeroporto.
  • No último ano houve a ampliação a rede de serviços de saúde através da implantação do Caps AD.
  • Foram realizadas 3.034 consultas de pré-natal nas unidades afim de garantir uma assistência de qualidade permitindo a prevenção e identificação precoce de riscos à mãe e ao recém nascido.
  • Realizadas 194 admissões de pacientes ao serviço de atenção domiciliar (SAD) que contempla a oferta de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados e promovendo a desospitalização.
  • Através do serviço da fonoaudiologia foram ofertados 543 testes da orelinha, exame essencial para detectar possíveis deficiências auditivas na criança.
  • Já no primeiro quadrimestre deste ano foram ofertados 4.209 exames especializados, 208 procedimentos cirúrgicos, agendadas 6.215 consultas especializadas.
  • No primeiro quadrimestre também foram realizados entre procedimentos de cirurgia geral, periodontia, endodontia, PNE e próteses em 3.334 procedimentos odontológicos.
  • Foram ofertados ao longo do primeiro quadrimestre no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 2.103 atendimentos por equipe multiprofissional.