Fique atento ao frio e à umidade do ar nesta semana

Siga as recomendações da Defesa Civil.

A Defesa Civil de Bom Despacho informa que o clima entre hoje e sexta-feira (26 a 30 de julho) será de tempo frio e seco. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, na quarta-feira (28) a umidade mínima do ar deverá ser de 20%, na quinta-feira (29) as temperaturas devem variar entre 11ºC e 26ºC (com tendência de queda), na sexta-feira as temperaturas devem variar entre 9ºC (tendência de queda) e 25ºC.

A umidade no ar deve variar entre 20% e 80% ao longo da semana. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando estes índices estão abaixo de 30% isso pode ocasionar riscos à saúde. É necessário que a população fique atenta a alguns cuidados básicos.

Veja as recomendações da Defesa Civil:

• Manter portas e janelas fechadas. Se o vento entrar pelas frestas, tampe-as com plástico ou calafetagem removível.
  • Utilize cortinas sobre as janelas pois elas ajudam a manter o ar frio fora mantendo o ambiente aquecido.
  • Se você residir em casas inacabadas; que faltam portas, janelas ou mesmo vidro; é importante fechar estes espaços com plásticos ou outros materiais que impeçam a passagem do vento.
  • Deixe a luz solar entrar na sua casa.
  • Beba bastante líquido.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Atividades físicas não são recomendadas.
  • Umidifique o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc.
  • Não realize queima de materiais orgânicos como, folhas, galhos, papel, bem como a utilização do mesmo método para limpeza em jardins, lixos e lotes vagos.
  • Não queime nada em ambientes fechados. Além do incêndio, o fogo aumenta o nível de gás carbônico no ambiente podendo provocar sufocamento.
  • Use hidratantes.

Saiba mais – A baixa umidade é um potencial propagador de chamas podendo dar início a um incêndio de grandes proporções e ocasionar diversas complicações, além da liberação dos gases provenientes da queima que são prejudiciais à saúde. Em caso de incêndio, chame os bombeiros ligando para 193. Para entrar em contato com a Defesa Civil, ligue para (37) 99172-2112.