Fiscais da Prefeitura estão nas ruas para garantir fechamento de lojas

Fique em casa; se você é dono de estabelecimento não essencial, feche suas portas.

Desde ontem (20), os fiscais da Prefeitura estão nas ruas de Bom Despacho para garantir a segurança da população. Por causa da pandemia de coronavírus, todos os estabelecimentos que comercializam produtos não essenciais devem fechar suas portas.

As atividades consideradas essenciais são os que vendem alimentos; remédios; serviços de saúde, como laboratórios; serviço de funeral, tratamento e abastecimento de água, produção e distribuição de energia elétrica, postos de gasolina, entrega de gás, instituições bancárias e transporte coletivo.

Atenção: os supermercados, mercearias, farmácias e demais estabelecimentos com autorização para abrir só poderão vender os produtos essenciais, bem como produtos de higiene pessoal, limpeza e gêneros alimentícios, inclusive PET. Por isso, esses comércios devem recolher ou restringir o acesso aos produtos que não são considerados essenciais.

Nos comércios de gêneros alimentícios, tais como bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, sorveterias, supermercados, mercearias, fica proibido qualquer consumo no local. “Os proprietários dessas empresas devem colocar balcão nas portas ou outros meios que impeçam a entrada de consumidores. Eles devem atender os clientes na porta”, destaca a Gerente da Vigilância Sanitária e membro do Comitê de Enfrentamento ao coronavírus, Maria Pessoa.

Está liberado o comércio a distância, via telefone e aplicativos de smartphone, com entrega em domicílio, desde que eles respeitem todas as normas de segurança para prevenção do contágio do novo coronavírus.

Os estabelecimentos que descumprirem as normas serão punidas e poderão inclusive perder a licença de funcionamento.