Governo vai pagar R$ 150 para incentivar carreira em ciências exatas e biologia

ministro aloisio mercadanteO Ministério da Educação está lançando um programa para incentivar estudantes do ensino médio de escolas públicas a seguirem carreira na áreas de química, física, matemática e biologia. O Programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor vai conceder bolsas de R$ 150 aos alunos para incentivar a dedicação ao estudo das disciplinas. A expectativa é oferecer inicialmente 30 mil bolsas e ampliar gradualmente até 100 mil.

Os estudantes terão supervisão de um professor orientador que contará com o apoio de universidades. O professor também receberá bolsa.

Um dos objetivos do programa é que o incentivo possa reduzir o déficit de professores nas áreas de química, física e matemática e biologia. Estima-se que atualmente chegue a 170 mil o déficit de docentes na rede pública nessas áreas.

De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, os estudantes receberão uma bolsa de estímulo, a exemplo daquelas de iniciação científica. Enquanto participa do programa, terão uma jornada maior de trabalho em função das tarefas a fazer e o acompanhamento do professor orientador.

A previsão do ministro é fazer a seleção dos alunos e iniciar o trabalho ainda este ano. (Agência Brasil)