Grupos da Saúde previnem a depressão

Dança no Grupo Mulheres da UBS Rosalina Teodora.

A depressão foi classificada pela Organização Mundial de Saúde como o Mal do Século. Tristeza profunda, desânimo, cansaço fácil, falta de apetite são alguns dos sintomas da doença.

Em Bom Despacho, as equipes das Unidades de Saúde estão desenvolvendo diversas atividades em grupo para prevenir a doença. O Grupos Geração Saúde e Florescer são alguns exemplos. Os profissionais orientam os participantes, que conversam e trocam experiência. Durante os encontros, também há práticas de exercícios e atividades artísticas.

O Grupo Florescer trata questões emocionais das mulheres. “Lá podemos compartilhar confidência e nos ajudamos”, relata Alexandrina Maria, que passou a frequentar o grupo na UBS São Vicente.

Alexandrina com filhos e netos.

Além desses, grupos que focam outras questões ajudam a prevenir a doença indiretamente. “Temos o Grupo dos Pais que tem o objetivo de fortalecer vínculos familiares”, explica a Coordenadora da UBS Ana Rosa, Lílian.

Todas as UBS tem grupos preventivos e de controle. Para participar, contate seu agente de saúde ou vá até a sua unidade.