Grupos de Apoio levam informação e qualidade de vida para diabéticos e hipertensos

Participantes recebem informação, atividade física orientada e muita diversão

A Prefeitura criou 13 grupos de apoio para orientar e apoiar diabéticos e hipertensos. O resultado da ação é mais qualidade de vida para os participantes, controle dessas doenças, troca de experiências e muita alegria.

diabéticos 3

América

diabéticos 2

Carlinda

“Aprendemos a controlar o sal e agora temos mais saúde”, conta Dona América Maria Pinto, de 64 anos. Ela é hipertensa e participa com gosto das reuniões. “Os encontros são ótimos”, completa. Dona Carlinda Maria Costa, 71 anos, também participa de um dos grupos de controle da diabetes, principalmente quando há forró entre as atividades. “É bom demais”, afirma sorridente. Para ela, os encontros são verdadeiras aulas. “Aprendemos todos os dias”, destaca.

No último dia 15, as duas aposentadas e outros 44 pacientes dos grupos de apoio das unidades Esplanada e Vila Gontijo participaram de uma confraternização especial. Na ocasião, eles fizeram exercícios, ouviram explicações de profissionais da área e degustaram um lanche saboroso e nutritivo. “Eles são participativos e questionam muito. Querem sempre aprender sobre os cuidados com saúde”, conta a coordenadora das unidades Angélica Lemos.

diabéticos 5

Angélica

diabéticos. jpg

Carolina

Saiba mais – Os encontros acontecem periodicamente nas Unidades de Saúde Básica (UBS). A estagiária de enfermagem Carolina Fernandes conta que os resultados são excelentes. “Mantemos a dinâmica dos encontros para incentivar a participação. Promovemos diversas atividades e com isso, a frequência é muito boa”, disse.

“Todos os pacientes com diabetes e hipertensão devem participar. Informação é a melhor maneira de controlar essas doenças e preveni-las”, diz a secretária de Saúde Neide Braga. Os interessados devem se inscrever na UBS mais próxima de sua casa. Mais informações no 3521-4213.