Hoje, 14, comemora-se o Dia Mundial do Rim

Hoje, 14, comemora-se o Dia Mundial do Rim. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento dessas doenças.

Em Bom Despacho, a Nefrobom atende atualmente 125 pacientes em diálise, incluindo 54 moradores locais.

Para alertar a população sobre os riscos de uma Doença Renal Crônica, a Prefeitura realizou no último dia 7, uma ação nos Supermercados Fidelis e VAP, informando sobre as formas de prevenção da doença e sobre seus principais sinais e sintomas, além de realizar orientações nutricionais, aferição de pressão arterial e glicemia capilar de todos interessados.

Saiba mais – Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, aproximadamente 10% da população brasileira é afetada pela doença renal crônica (DRC), descrita pela persistência de uma lesão renal por um período igual ou superior a três meses. Os principais elementos de risco associados a essa condição incluem tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Além disso, o uso frequente de medicamentos nefrotóxicos, como antiinflamatórios, pode prejudicar a função renal.

Adote um estilo de vida saudável:

Pratique exercícios físicos regularmente;
Mantenha uma dieta balanceada, rica em nutrientes;
Controle o peso, a pressão arterial, o colesterol e os níveis de glicose;
Mantenha-se bem hidratado, mesmo em períodos mais frios;
Evite o tabagismo;
Modere o consumo de álcool;
E não utilize medicamentos sem orientação médica.

Se você ou algum familiar está dentro do grupo de risco para desenvolver a DRC, é fundamental procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e realizar os exames necessários para a investigação da doença.