Hoje (21), novas medidas de segurança foram publicadas para combater coronavírus

Entre elas, fechamento de indústrias, bares, lanchonetes e suspensão de obras

Hoje (21), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus publicou no Diário Oficial a Resolução 5 com novas medidas de segurança contra o coronavírus. Por meio do documento, o comitê determina o fechamento de mais estabelecimentos e suspende mais atividades.

ATÉ O MOMENTO, DEVERÁ FECHAR, POR TEMPO INDETERMINADO:

*Escolas municipais, estaduais e particulares;
*Autoescola, escolas de línguas e outras;
*Academias de ginástica, clubes sociais, recreativos e de serviços, estúdios de pilates e práticas integrativas, oficinas, grupos e aulas de dança, arte maciais e outros;
*Agências de excursões de viagens;
*Clínicas de estéticas, salões de beleza, barbearias, estúdios de tatuagem e outros;
*Velórios, cultos, missas, eventos religiosos e culturais em geral;
*Boates, casas de show, casas noturnas, zona boêmia, casas de jogos, motéis, salões de festas, salões comunitários, feiras populares, bares, lanchonete, sorveterias, lojas de doces, bombonieres e outros;
*Bancas de jornais e revistas, galerias, ambulantes, comércio de rua, lojas de qualquer seguimento, construção civil, com exceção das obras da Santa Casa, Pronto Atendimento, Unidade Básica de Saúde JK/Santa Marta;
*Clínicas veterinárias, que só poderão fazer entrega em domicílio e atender as urgências e emergências;
*Pets shops e lojas agropecuárias para atendimento ao público, podendo fazer entrega em domicílio;

*Fábricas e indústrias, com exceção das alimentícias humana e animal.

FICA DETERMINADA A SUSPENSÃO, POR TEMPO INDETERMINADO:

*Cirurgias eletivas de hospitais públicos e privados;

*Consultas agendadas nas UBSs, com exceção de consulta de pré-natal;
*Consultas eletivas dos serviços públicos e privados de fisioterapia, psicologia, nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia e outros;
*Atividades odontológicas eletivas na rede pública e privada;
*Consultas médicas eletivas na rede pública, com exceção de Cardiologia, Obstetrícia e Ginecologia para pacientes de alto risco;
*Atendimento presencial do Sistema Nacional de Emprego, exceto os serviços disponibilizados na página www.trabalhabrasil.com.br.

SÓ PODEM ABRIR, COM REGRAS, ATIVIDADES E ESTABELECIMENTOS CONSIDERADOS ESSENCIAIS:
*Gêneros alimentícios: açougue, supermercado, mercearia, hortifrúti, padaria, restaurante;
*Serviços de saúde, laboratórios, farmácias; serviço de funeral;
*Tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica;
*Postos de gasolina e entrega de gás;
*Instituições bancárias;
*Transporte coletivo;

*Serviço postal;

*Transportadoras.

REGRAS – manter a proporção de quatro clientes no interior do estabelecimento, para cada 100 m2  de área, e à medida que um cliente se retirar, outro poderá entrar; ter filas organizadas interna e externamente, mantendo distância mínima de dois metros entre as pessoas; manter equipe de apoio na entrada e saída do estabelecimento, de forma a orientar os clientes e monitorar as filas; disponibilizar lavatório com sabão ou álcool gel na entrada e saída; higienizar constante o ambiente, principalmente os que tem contato físico de mais de uma pessoa.

ATENÇÃO – os supermercados, mercearias, farmácias e demais estabelecimentos estão autorizados a vender somente os produtos essenciais, como:  de higiene pessoal, limpeza e gêneros alimentícios, inclusive animal. Os outros produtos não devem estar acessível aos clientes. Fica proibido qualquer consumo nestes estabelecimentos.

Fica autorizado o comércio online ou a distância, via telefone e aplicativos de smartphone, com entrega em domicílio, respeitando-se todas as normas de segurança para prevenção do contágio e contenção da propagação do novo coronavírus. Também ficam autorizados os serviços delivery.

RECOMENDA-SE:

*Procurar os serviços de saúde somente em caso de extrema necessidade;

*Sair da residência apenas por razões imprescindíveis;
*Não compartilhar telefones, copos, talheres e outros objetos de uso pessoal;
*Não visitar idosos, recém-nascidos e pessoas em convalescença;
*Às lactantes, manter a amamentação, com higienização das mãos e uso máscara durante o ato;

*Que os consultórios médicos particulares mantenham-se abertos, com medidas de proteção, tais como espaçar os horários de agendamento; paciente levar acompanhante somente se necessário; garantir a distância mínima de um metro entre um paciente e outro na recepção; manter o local arejado, sem uso de ar-condicionado.

Utilize o uso aplicativo de smartphone – App Coronavírus:

IOS

Android