Índice de infestação por Aedes aegypti em BD continua alto

Faça sua parte e evite que doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus continuem se proliferando.

Entre os dias 18 e 22 de outubro a Prefeitura realizou o terceiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Mosquito Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 em Bom Despacho. Os números revelam que a infestação do mosquito continua alta.

O índice predial – que mostra a porcentagem de imóveis com a presença do mosquito – está em 9,2%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde o ideal seria este índice estar abaixo de 1%.

O levantamento também mostra que o índice de breteau – que mostra o número de depósitos positivos para cada 100 imóveis pesquisados – está alto, chegando a 12,9%. 97% dos focos estão nos imóveis e 3% estão em lotes e terrenos baldios.

Siga as recomendações e proteja sua família e amigos – Separe de 5 a 10 minutos por dia para limpar seu quintal de materiais que podem acumular água. Lembre-se que o mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Importante ressaltar que neste ano, Bom Despacho registrou 16 casos de chikungunya.

Os focos positivos que levaram o município a ter esse alto índice de infestação foram: Pneus, potes de azeitona, vasos de planta, pia, baldes, tampas de balde, copos, ralos de pia, bebedouros de animais, fontes ornamentais, caixas de isopor, ralinhos, recipientes plásticos, poças d’água, tampas de plástico, caixas de isopor, piscinas infantis, panelas, lonas, ralos de banheiro, tambores, piscinas, telhados, caixas d’água, latas, lavatórios, caixas de gordura, fogões velhos, vasos sanitários, brinquedos, lavatórios, caixas d’água (A2), depósitos de barro, garrafas, carrinhos de brinquedo, prateleiras, calhas, bananeiras, rodas, pias da cozinha, regadores, tampas de caixa de passagem, engradado, plantas aquáticas, portas de carro, vasos de decoração, canos de parabólica, panelas velhas, churrasqueiras, casas de cachorro, sucatas de tanquinho, lonas, peças de carro.