Leidiane: uma estória de sucesso através do Pronatec
Leidiane Araújo: sorte grande

Solteira, desempregada, 23 anos, 2º grau incompleto e com um filho de apenas 8 meses para criar.

Esta era a situação de Leidiane Aparecida de Araújo há poucos meses atrás, quando ela procurou o Bolsa Família tentando conseguir uma ajuda.

Esse foi o dia de sorte de Leidiane. Ela não conseguiu inscrever-se no Bolsa Família, mas encontrou uma servidora pública zelosa e preocupada em realizar bem o seu trabalho.

A servidora é Maria do Carmo Alves Moura, 53, assistente social do Bolsa Família (foto).

Maria do Carmo

Leidiane estava sem trabalho e procurou o Bolsa Família para conseguir um benefício. Ela tinha um bebê e vivia na dependência da mãe e do padrasto”, conta Maria do Carmo.

Diante desse quadro, a servidora apontou para Lidiane um novo caminho: fazer um curso de qualificação para conseguir empregos melhores. “Eu disse a ela que o emprego e a seguridade social valiam mais que o Bolsa Família. Transferência de renda é só para tirar pessoas da fome e da miséria. O caminho para uma vida melhor é através da educação, dos cursos técnicos que preparam a pessoa para conseguir empregos melhores. Por isso o caso da Leidiane foi uma vitória para todas nós”, ressalta Maria do Carmo.

Nova oportunidade

Lidiane é quem conta: “eu havia trabalhado antes em fábrica de calçados e queria uma oportunidade diferente, em outra área. Achei interessante o desafio e me inscrevi no curso do Pronatec. De repente vi que não precisava do Bolsa Família, mas de uma oportunidade de qualificação, porque o melhor mesmo é trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro”, diz Leidiane.

Para freqüentar as aulas noturnas, ela mudou-se do Engenho do Ribeiro para Bom Despacho e pediu à mãe para cuidar do bebê à noite, enquanto fazia o curso do Pronatec.

Na última semana do treinamento, a instrutora do Pronatec enviou o currículo de Leidiane para o Hotel JB, que pedira uma indicação. Bem qualificada, a nova funcionária foi imediatamente acolhida e valorizada no hotel..

No dia seguinte eu já estava trabalhando. O curso do Pronatec me preparou muito bem através de aulas teóricas, práticas e visitas técnicas. Abriu-me a oportunidade para uma nova profissão que está mudando minha vida”.

Cleuvane: funcionária qualificada

Precisávamos de alguém que tivesse conhecimento para assumir a função, não como aprendiz, mas como profissional. Apostamos no treinamento do Pronatec e conseguimos uma funcionária qualificada e pronta para o trabalho”, diz Cleuvane Ferreira do Amaral Quintino da Silva, esposa de João Bosco Quintino da Silva, o Cabeçote, e responsável pelo Hotel JB (foto).

Cleuvane e João Bosco: Leidiane veio bem qualificada

Essa estória que começou com o desespero de uma jovem mãe atrás de uma vida melhor teve um desfecho surpreendente.

Dias atrás, a assistente social Maria do Carmo foi abordada na rua. Emocionada, ela conta:

Fiquei muito feliz! Uma jovem usuária do Bolsa Família me agradeceu imensamente por tê-la direcionado para o curso de Camareira do Pronatec, que estava começando. Ela foi à luta, estudou e conseguiu emprego no Hotel JB. Vitória para o nosso trabalho!”.

A camareira era Leidiane que, com lágrimas nos olhos, agradecia a quem lhe abrira as portas de um futuro melhor.