Primeiro LIRAa de 2024 mostra alto risco de infestação

Faça sua parte. Levantamento mostra que focos do mosquito Aedes aegypti estão nas residências

Entre os dias 22 e 25 de janeiro, a Secretaria de Saúde realizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024 em Bom Despacho. O estudo demonstrou a necessidade de continuar a luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus continua alta.

O Índice de Infestação Predial, que mostra a porcentagem de imóveis com focos do inseto, está em 18,2%. Além disso, o Índice Breteau, que mostra a porcentagem de depósitos positivos a cada 100 imóveis, está em 21,4%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para ficar em baixo risco, os resultados deveriam estar entre 0% e 0,9%. Acima de 4% os índices já são considerados de alto risco.

Esse trabalho foi realizado em 1.376 imóveis; entre residências, terrenos baldios, comércios e outros; e a maioria dos focos foi encontrada nas residências. Ou seja, a participação da população para o combate ao Aedes Aegypti é essencial.

De acordo com o Boletim Arboviroses, com dados colhidos entre os dias 1° e 29 de janeiro deste ano, a situação das doenças transmitidas pelo mosquito é:

• Notificados (pessoas que apresentaram um ou mais sintomas de arboviroses): 500
  • Confirmados: 52
  • Internados: 9
  • Óbitos: 0

A Prefeitura de Bom Despacho tem realizado sua parte com ações como controle mecânico, utilização de larvicida e bloqueios com inseticidas nos bairros com maior número de notificações. Além disso, promove campanhas e ações educativas para conscientizar a população.

A Prefeitura também publicou o Decreto 10.227 que declara situação de emergência em saúde pública, definindo ações adicionais para a prevenção e enfrentamento do mosquito como:

• Contratação, temporária, de pessoal necessário;
  • aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência;
  • campanhas educativas e de orientação;
  • visitas ampla e antecipadamente comunicadas a todos os imóveis públicos e particulares para eliminação do mosquito e de seus criadouros;
  • limpeza de terrenos baldios sem muros ou cercas quando caracterizada situação de abandono ou quando o proprietário não tiver sido encontrado, recolhimento de móveis;
  • recolhimento de móveis, veículos, sucatas ou qualquer material depositado em vias ou logradouros públicos, no caso de situação de abandono ou de ausência de pessoa que possa efetuar a retirada;
  • ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares, residenciais, comerciais ou industriais, no caso de situação de abandono ou de ausência de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, regularmente designado e identificado, quando se mostre essencial para a contenção da doença.

Participe você também: Separe 10 minutos por semana para remover de seu imóvel criadouros que são objetos que acumulem água. Mantenha também os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em caso dos sintomas:

• Febre alta acima de 38°C;
  • dor no corpo e articulações;
  • dor atrás dos olhos;
  • mal-estar;
  • falta de apetite;
  • dor de cabeça;
  • manchas vermelhas no corpo.