Na noite de ontem, dia 18 de julho, foi realizada audiência pública quando foi apresentado o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Mata do Batalhão, na Câmara Municipal.
O plano – formulado pelo Grupo Projeta e aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Conselho Consultivo da Unidade de Conservação – constitui a mata como parque, guiando seu funcionamento ao longo dos anos e sujeito a revisões a cada cinco anos.
O Parque Mata do Batalhão é uma área de mata nativa de 34 hectares dentro da cidade de Bom Despacho. Agora, a próxima etapa é a homologação do plano pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente para iniciar a sua implantação.
Com o plano homologado, o Parque será uma unidade de conservação de proteção integral onde só é permitido o uso indireto de recursos naturais – isto é, o uso que não envolve o consumo, coleta ou destruição dos recursos naturais do parque. Exemplos são visitas, ações de educação ambiental, contato com a natureza e treinamentos -.
A elaboração do plano e a conservação da Mata do Batalhão é uma demanda antiga da população bom-despachense. A Prefeitura reforça seu compromisso com a preservação dos recursos naturais do município e com as futuras gerações que poderão usar o parque para piquenique, esportes, ecoturismo e educação ambiental.










