Ministério da Saúde libera Nefrobom

Até o fim de março pacientes receberão hemodiálise em Bom Despacho

Nefrobom

O Centro de Hemodiálise Bom Despacho (Nefrobom) recebeu liberação do Ministério da Saúde para tratar os doentes renais da região. A autorização foi divulgada no Diário Oficial da União, dia 11 e a expectativa é iniciar o atendimento até o final deste mês.

“Estamos muito felizes com a notícia. Desde a construção da nefrologia lutamos para liberar o atendimento. Agora, os doentes renais de Bom Despacho poderão ter mais dignidade e comodidade”, afirma o Prefeito, Fernando Cabral.

Para a enfermeira da clínica, Fernanda Ferreira, a abertura do Nefrobom entrará para a história da cidade. “É um marco da saúde no Município. Os pacientes não precisarão viajar e evitarão um desgaste desnecessário durante o tratamento”, destaca.

Tratamento de qualidade e sem custo

O Nefrobom tem capacidade para atender 84 pacientes por dia. Parte desta demanda (24) é do próprio município. Outras 70 pessoas, residentes em cidades da região e hoje atendidas em Divinópolis, Sete Lagoas e Belo Horizonte, serão transferidas para Bom Despacho. No total, mais oito cidades serão atendidas no Nefrobom.

Fernanda lembra que os pacientes serão transferidos automaticamente para o Nefrobom e não precisarão se preocupar com questões burocráticas. “Todos serão muito bem atendidos e sem nenhum custo. Além do tratamento, os pacientes receberão, também gratuitamente, lanche antes e depois de cada sessão e exames laboratoriais”, diz.

Há oito meses, o Nefrobom aguardava liberação para funcionamento. “Toda a sociedade bondespachense lutou pela liberação da nefrologia, mas precisamos agradecer também aos deputados estadual e federal, Antônio Carlos Arantes e Reginaldo Lopes, que desde o nosso contato se empenharam em ajudar”, lembra o Prefeito, Fernando Cabral.

A clínica é de inciativa privada, mas atende por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os médicos Dr. Marco Túlio Quirino, Dr. Alessandro Castro, Dr. Laender Corgozinho e Dr. Márcio Jardim são os idealizadores do Nefrobom.

Leia autorização do Ministério da Saúde no DOU

diario oficial da uniao_liberaçao nefobom com destaque