MP determina abertura de inquérito para apurar se cidadão é culpado por impedir trabalho da Prefeitura e criar Aedes aegypti na piscina de casa

Selo-ZikaO Ministério Público determinou a instauração de inquérito para apurar a responsabilidade de um cidadão que impediu o trabalho de fiscais da Prefeitura e que mantinha criadouro de Aedes aegypti na piscina de casa. “Entendemos que ele cometeu o crime previsto no art. 268 do Código Penal. Este artigo define como crime infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena é de um mês a um ano de detenção e multa”, destaca o procurador do Município, Gabriel Araújo.

Na época, agentes de saúde detectaram que havia focos do Aedes aegypti na piscina deste cidadão e deram prazo de 24 horas para que as irregularidades fossem sanadas. Após o período, os agentes voltaram à residência, encontraram o mesmo quadro e tentaram recolher amostras da água para realizar os exames laboratoriais. “Nesse momento, o cidadão impediu nossa ação e o recolhimento das amostras. Assim sendo, a Prefeitura encaminhou ao MP representação contra este morador”, completa Araújo.

Risco para a população – “Milhares de ovos cabem em uma piscina. Metade deles se transformarão em fêmeas. Cada uma botará cerca de 1.500 ovos”, alerta a secretária de Saúde, Neide Braga. Além disso, cada mosquito percorre 300 metros, o que equivale a 30 campos de futebol. “Isto significa que toda a vizinhança deste morador está ou estava correndo sérios riscos de contrair dengue, chikungunya e zika”, alerta a secretária de Saúde, Neide Braga.

Acabe com o mosquito – Participe do projeto que interrompe o ciclo de vida do mosquito. Faça pelo menos quatro armadilhas e distribua em diferentes pontos de sua residência, preferencialmente em locais úmidos, sem luz solar direta.

Clique aqui para saber como fazer armadilha para o Aedes aegypti