Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Museólogas começam trabalhos para revitalizar museus de BD

Na foto estão Rosimaire, Cultura; Rayane, museóloga, Bárbara, Cultura; Patrícia, museóloga e Joyce, Cultura.

No dia 18 de junho, a Secretaria de Cultura e Turismo recebeu a museóloga Rayane Rosário e sua equipe. A museóloga foi contratada para organizar os museus da Cidade e Ferroviário. Com isso, a Prefeitura está investindo em uma profissional com capacidade técnica, de forma a tornar os museus espaços atrativos e representativos para a população de Bom Despacho.

Segundo Bárbara Freitas, servidora da Secretaria de Cultura e historiadora, “muito do acervo acumulado durante os anos não faz parte da identidade da cidade. Assim, a museóloga é a profissional com capacidade e expertise necessária para selecionar as peças que serão expostas nos museus e as que serão destinadas à reserva técnica”.

Rayane é graduada em museologia pela UFMG e já atuou eu museus das cidades de Congonhas e centros de memória de Belo Horizonte. É especialista em Gestão de Projetos Culturais e Sociais. Mestranda em Ciência da Informação/Memória Social. Atua nas áreas de Ciência Sociais Aplicadas, com ênfase em museus, centros de memória, gestão cultural e memória social. Possui experiência em processos museológicos, preservação e conservação de bens culturais, desenvolvimento, elaboração, execução e acompanhamento de projetos culturais e sociais.

Em sua primeira visita à cidade, Rayane e sua equipe iniciaram os trabalhos. O objetivo é estabelecer os museus de Bom Despacho de acordo com a vivência e identidade cultural do município, criando referências patrimoniais para que os cidadãos possam efetivar a apropriação desses espaços. O entorno das edificações será incorporado ao plano museológico do município, fazendo assim com que todo o patrimônio da cidade faça parte do acervo expandido das instituições museológicas.

“Fico muito feliz em fazer parte desta ação pois é a primeira vez na história que Bom Despacho recebe uma museóloga, profissional com a devida competência, para analisar cada objeto de nosso acervo. Temos que pensar num projeto para que os museus de nossa cidade sejam espaços de pertencimento de todos os cidadãos. Os museus, tanto o da Cidade quanto o Ferroviário, devem conter tudo aquilo que foi significativo para a construção e transformação de nossa querida cidade sorriso”, ressaltou Rosimaire Santos, secretária de Cultura e Turismo.

Imprimir