Não há casos suspeitos ou confirmados de coronavírus em Bom Despacho

Quando houver, a Prefeitura divulgará em sua página e nas redes sociais. A população não deve se orientar por fake news. Elas causam danos à sua saúde e ao funcionamento do SUS.

Reunião para Criação do Comitê de Enfrentamento ao Corona Vírus – 16-03-2020 – Renato Gomides, Maina Costa, Neide Braga, Fernando Cabral, Dra. Célia Faria, Dr. Humberto e Dra. Florença Cardoso

Até o momento (manhã do dia 16), não há em Bom Despacho casos confirmados ou mesmo suspeitos, de coronavírus. Como sempre, esta Administração será transparente e manterá a população atualizada por meio dos seus veículos de comunicação.

Nesta manhã, a Prefeitura criou o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. O grupo é composto por profissionais da saúde e presidido pelo médico pneumologista, Dr. Humberto de Paulo Silva (CRM 31.530 / RQE 9.945).

Todas as medidas cabíveis no momento estão sendo tomadas para garantir a segurança de todos. Os servidores da saúde, por exemplo, já estão sendo qualificados para atender a população de modo seguro e adequado.

“O comitê se reunirá diariamente para analisar e definir cada estratégia de combate ao vírus. A população será informada de cada passo e poderá nos ajudar ficando calma e seguindo todas as nossas orientações”, destaca Dr. Humberto.

Fique ligado:
*Só acredite e siga as orientações de órgãos oficias;
*Mantenha a calma o tempo todo. Pânico só piora a situação;
*Lave bem as mãos com água e sabão ou sabonete;
*Quando não for possível usar água e sabonete, higienize as mãos com álcool em gel;
*Sempre que possível, prefira água e sabão. É mais eficaz do que o álcool em gel;
*Evite locais fechados e com aglomeração de pessoas;
*Evite contatos físicos como abraço, beijos, aperto de mãos;
*Procure sempre manter uma distância mínima de 1 metro entre você e seu interlocutor;
*Evite tossir; quando inevitável, tussa no seu antebraço ou ombro;
*Caso sinta os sintomas de gripe (tosse, coriza, mal-estar), vá para casa e se isole pelo menos por 7 dias. Não procure o sistema de saúde. Não vá ao Pronto Atendimento (PA).
*Vá ao PA ou procure o Posto de Saúde se tiver forte dificuldade para respirar.

Fique calmo. 85% dos casos de coronavírus serão leves ou assintomáticos. Para um paciente estar com suspeita da doença, ele deve ter febre associada a mal-estar, tosse, dor de cabeça, nariz escorrendo. Neste caso, o paciente deve permanecer em casa e usar antitérmicos, como dipirona e paracetamol. Isso evitará superlotação das unidades de saúde e permitirá que os casos graves sejam atendidos.

Quando procurar a Unidade Básica de Saúde? o paciente deve procurar a UBS do seu bairro quando tiver febre, mal-estar, tosse, dor de cabeça, nariz escorrendo e ainda cansaço anormal e falta de ar.

Para saber a situação do coronavírus em Bom Despacho, acompanhe a Prefeitura pela página oficial, Fanpage, Instagram, Twitter. Você também tem a opção de entrar nos grupos do Telegram. Basta clicar aqui.

Não acredite nos boatos das redes sociais. Siga somente informações divulgadas por páginas oficiais.

Confira vídeo de Dr. Humberto falando sobre o coronavirus em Bom Despacho

Confira vídeo sobre medidas a serem tomadas em caso de sintomas de coronavirus.