Números comprovam melhora na Saúde em BD

PA certaEm 2013, o Pronto Atendimento (PA) de Bom Despacho realizou 29.132 atendimentos. Isto significa média de 80 pessoas atendidas por dia.

Para manter o bom funcionamento do PA, em 2013 a Prefeitura gastou R$ 2.883.931,54 de recursos próprios. Este valor representa 20,21% do que foi aplicado na Saúde durante o ano.

A Prefeitura também implementou no PA o sistema de triagem conhecido como Protocolo de Manchester. Neste protocolo, enfermeiras especializadas avaliam o quadro clínico de cada paciente e definem a ordem dos atendimentos. A ordem de atendimento é baseada no sofrimento ou no risco de morte para o paciente, e não na ordem de chegada. Por isto, alguns pacientes podem esperar mais do que outros. Também por isto, que chegou mais tarde pode ser atendido antes de quem chegou primeiro.

O objetivo deste sistema (Protocolo de Manchester) é salvar mais vidas e evitar sofrimento.

Neste sistema, quando a pessoa chega ao PA, ela é classificar e recebe uma cor. Os pacientes classificados com a cor vermelha será atendida com prioridade máxima. Depois vem o laranja e em seguida o amarelo. Pacientes classificados com as cores verde e azul não são considerados urgência ou emergência.

Veja abaixo o quadro de classificação do Protocolo de Manchester. O esforço da equipe será dirigido para atender os pacientes no tempo indicado à esquerda.

protocolo-de-manchester2