Para garantir mais recursos para promoção da Cultura em BD, Prefeitura enviou documentação do ICMS Cultural ao Iepha

Na foto está a Maria-Fumaça restaurada.

A Secretaria de Cultura e Turismo enviou ao Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) a documentação relativa às ações de preservação e promoção do patrimônio cultural do ano de 2021. Após análise da documentação, o IEPHA emitirá a pontuação do ICMS Cultural, que indicará a quantia de recurso que Bom Despacho receberá para a realização de futuras ações.

Ano passado, Bom Despacho recebeu em torno de R$ 400 mil provenientes do ICMS Cultural. Entre as ações de preservação que a Secretaria executou estão a restauração da locomotiva nº325 (Maria-Fumaça) e o inventário de diversos bens relacionados à culinária tradicional de Bom Despacho. Enquanto isso, a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural e os projetos Nos Trilhos da Cidade e Estação da Memória tiveram o intuito de promover tais bens entre os cidadãos bom-despachenses.

ICMS Cultural – O Programa ICMS Cultural tem a finalidade de promover o cuidado com o patrimônio cultural e histórico dos municípios mineiros. Para ser habilitada e ganhar o repasse do Estado, Bom Despacho deve desenvolver políticas públicas para preservação de tal patrimônio.