Para incentivar o esporte e a saúde da população, Prefeitura volta com atividades de projetos esportivos

Vice-prefeita Juliana Jaber e Secretária Municipal de Esportes e Lazer Roberta Neves

Na foto a vice-prefeita Juliana Jaber e a secretária de Esportes e Lazer Roberta Neves.

Estudos têm mostrado que a queda brusca nos níveis de condicionamento físico pode ser seguida por um aumento nas doenças crônicas associadas à falta de exercícios. Algumas dessas condições também tornam as pessoas mais propensas a sofrerem os efeitos graves da Covid-19 em meio a relatos de segundas ondas de contágio em várias partes do mundo.

Uma análise publicada pelo Banco Mundial, em 26 de agosto de 2020, apontou que a obesidade não só aumenta em quase 50% o risco de morte de pacientes com Covid-19 mas também pode limitar a eficiência de uma vacina contra a doença.

Altos níveis de estresse podem afetar nosso sono e nos fazer sentir lentos e cansados, reduzir nossos níveis de energia e nos tornar menos propensos a fazer exercícios. Quando não nos exercitamos, fazemos escolhas alimentares piores intuitivamente, o que nos prende em um ciclo negativo que acaba afetando nossa saúde física e nosso bem-estar emocional e mental.“, disse Punam Krishan, diretor da Sociedade Britânica de Medicina de Estilo de Vida.

Vários países relataram que medidas de isolamento levaram ao ganho de peso em sua população em algum momento — No Brasil, por exemplo, uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que quase quatro em cada dez pessoas engordaram durante o pandemia.

A exemplo disso, países como Itália, França, Reino Unido e Israel também relataram aumentos no peso de sua população durante o período de isolamento.

O sedentarismo impulsionado pela pandemia é uma preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerando isso, a Prefeitura de Bom Despacho criou programas que visam o combate ao sedentarismo. Seu objetivo é retornar às atividades físicas e esportivas. De forma gradativa, projetos esportivos da Prefeitura como Voleimania e Futsal São Vicente estão voltando às atividades.

Curso sobre volta às atividades físicas – Para capacitar os profissionais que atuam com atividades físicas e esportivas a Efesp ofertará um curso online com o tema Educação Física e o Retorno das Atividades Presenciais. Clique aqui para se inscrever. As aulas serão nos dias 9, 16 e 23 de março de 19h às 21h30. O instrutor será Gabriel Bonny, educador físico com experiência em treinamento personalizado.