Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Parque Natural Mata do Batalhão: Prefeitura dá importante passo na preservação de um dos maiores patrimônios ambientais de BD

Foto de plantio de mudas na Mata do Batalhão.

A Prefeitura publicou o Decreto 10.223 que cria o Parque Natural Municipal Mata do Batalhão. A ação é um marco na preservação e história do parque e do município. Ele tem área de mais de 34 hectares e fica na região central da cidade, ao lado da Vila Militar. A cerimônia de assinatura in loco, prevista para sexta, 2 de fevereiro, precisou ser cancelada devido o alto número de casos de dengue e deverá ser remarcada para outra data no mês de fevereiro.

Com a publicação do decreto, o município deverá iniciar, com o prazo de conclusão de cinco anos, a realização de seu Plano de Manejo que é o documento oficial que norteará todas as ações e finalidades a serem observadas na gestão do parque, na estruturação física e nos projetos a serem realizados em seu interior.

O espaço é um refúgio de mata nativa para toda a população e é frequentemente utilizada por estudantes e atletas para corridas, ciclismo e diversas outras atividades que são praticadas ao ar livre. Ainda em 2022, a Secretaria de Obras realizou o cercamento de toda sua área, o que era uma demanda antiga da população e que contribuirá com toda a estruturação física do parque.

A assinatura simbólica da concessão ao município será realizada in loco em data a ser agendada e contará com a participação de autoridades municipais, estadual, órgãos e instituições de relevância ambiental na região, além de toda a população.

Imprimir