Prefeitura realizou passeatas para orientar população e combater o suicídio

Campanha Setembro Amarelo quebra tabu para salvar vidas

Pacientes da Saúde Mental participaram da passeata.

Servidores e pacientes das UBS, alunos das escolas, instituições e entidades se uniram numa passeata para alertar a população sobre meios de evitar o suicídio. As ações aconteceram nos Bairros São Vicente, Centro e fazem parte da Campanha Setembro Amarelo.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. O fenômeno não tem uma causa definida, mas é influenciado pela combinação de uma série de fatores: questões sociais, ambientais, genéticas, transtornos mentais.

O suicídio pode ser prevenido:

Converse – conversar é o primeiro passo e melhor forma de prevenção. Encontre um lugar e um momento apropriados para ouvir a pessoa. Ouça sem julgamentos, esteja com a mente aberta. Você também pode indicar a linha sigilosa 188, Centro de Apoio à Vida.

Acompanhe – mantenha contato. Acompanhe a pessoa para saber o que ela está sentindo.

Busque ajuda profissional – incentive a pessoa a procurar ajuda profissional e ofereça-se para acompanhá-la a um atendimento na Unidade Básica de Saúde, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), serviços de emergência, como SAMU 192, UPA, Pronto Socorro, hospitais.

Proteja – caso haja perigo imediato, não deixe a pessoa sozinha. Assegure-se de que ela não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (pesticidas, armas de fogo, medicamentos).

Confira as fotos das passeatas contra o suicídio.