Plataforma de bebidas Läut se instalará em Bom Despacho

Por cinco votos a um, pedido da Prefeitura foi aprovado na Câmara. Projeto prevê, em seu primeiro ano de instalação, um faturamento de R$ 60 milhões.

Hoje, dia 1º de dezembro, aconteceu reunião extraordinária na Câmara Municipal sobre o Projeto de Lei 69/2023 que autoriza a doação de terreno para a instalação da Plataforma de Bebidas Läut no município de Bom Despacho. Com isso, a Prefeitura doará um terreno de 15 hectares da Fazenda Cuba Libre, antiga propriedade da Agropecuária Empreendimentos Cristais Ltda.

“Este é um marco para o nosso desenvolvimento. Agradeço aos vereadores que nos apoiaram e agradeço às lideranças empresariais que cumpriram o seu papel de líderes essenciais na transformação da realidade do município de Bom Despacho”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Costa.

O executivo municipal não mediu esforços, por meio do prefeito Doutor Bertolino, secretários de diversas pastas e servidores, que se debruçaram sobre o projeto, com o apoio da Associação Comercial (Acibom), do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município e da Procuradoria. O objetivo é proporcionar ao Município a oportunidade de gerar emprego, renda e oportunidades à população.

A doação possibilitará a construção de planta fabril com setenta mil metros quadrados de área construída: indústria composta por galpão logístico, quadras poliesportivas, ETE, áreas de manobra de caminhões e pátio de estacionamento para veículo. O restante, cerca de oitenta mil metros quadrados, serão utilizados para plantação de lúpulo, com trilhas para visitas guiadas e voltadas ao turismo, concluindo a implantação total em 10 etapas, com previsão de conclusão em até 24 meses.

O montante do investimento previsto para instalação da nova planta fabril será de R$ 13.000.000,00 (treze milhões de reais), sendo 40% de recursos próprios e 60% advindo de financiamento. Já no seu primeiro ano de instalação (2024), a previsão de faturamento é de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões), e em 2025 de R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões), se comprometendo a obrigatoriamente, proceder o total do faturamento da fábrica instalada no município de Bom Despacho. Com isso, o valor investido pelo município com a doação do terreno, rapidamente será revertido novamente aos cofres públicos, em arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

Veja fotos da sessão: