Políticos têm obrigação de dar bons exemplos
307461-400x600-1[1]

Prefeito de Londres, Boris Johnson, usa a bicicleta para voltar para casa. Foto: Bernardo Mello Franco/Folhapress

Em grandes cidades estrangeiras os políticos são obrigados por lei a dar bons exemplos, como usar o transporte coletivo e economizar o dinheiro público. Em Bom Despacho, o Prefeito Fernando Cabral e muitos secretários fazem diariamente o trajeto de casa à Prefeitura caminhando, mesmo sem lei que os obrigue. Além de incentivar a prática de atividade física e contribuir com a redução de gases poluentes, a caminhada economiza recurso público e aproxima a Administração da população.

No caso do Estacionamento Rotativo a Prefeitura criou uma lei para incentivar o cidadão a usar o transporte coletivo. O sistema já desafogou o trânsito no Centro e está reduzindo a poluição.

Seja por meio de lei ou iniciativa própria os políticos e servidores têm a obrigação de dar bons exemplos e zelar pelo dinheiro público. A prática já é costume em muitos países. Em Londres, por exemplo, o prefeito e os vereadores usam transporte coletivo e, somente em situações especiais, podem usar táxi.

Clique aqui e confira a notícia da Folha de São Paulo “Prefeito e vereador em Londres ganham vale-transporte em vez de carro”.