Prefeitos da microrregião discutem o combate ao coronavírus

Ações coordenadas contribuirão para reduzir as contaminações e salvarão vidas.

Ontem (6), prefeitos da Microrregião de Saúde de Bom Despacho se reuniram para discutir ações emergenciais para enfrentar a Covid-19. Durante a reunião, o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Bom Despacho, Doutor Humberto de Paula Silva, falou sobre a situação dos pacientes.

De acordo com os dados, os contaminados nos últimos meses têm entre 20 e 59 anos. O índice de letalidade nessa faixa etária é baixo mas a contaminação do grupo de risco por causa deles é altíssima.

O prefeito de Bom Despacho, Doutor Bertolino, orientou os municípios a aumentarem as restrições com ênfase para bares e restaurantes. Ele destacou a importância de fazer as medidas restritivas de acordo com a realidade de cada município e sem penalizar a economia. Defendeu que as pessoas precisam trabalhar e que, neste momento, o lazer oferece mais riscos para a disseminação da doença.

O prefeito destacou ainda a importância de todos os municípios trabalharem na mesma linha uma vez que os leitos de enfermaria e CTI não são apenas para Bom Despacho e que todos precisam fortalecer as medidas restritivas.

As medidas adotadas pela Prefeitura de Bom Despacho foram acatadas também pelos outros prefeitos da microrregião, fato que poderá contribuir para conter o avanço da doença.

Participaram da reunião: Alexandro Ferreira, prefeito de Dores do Indaiá; Simone Alzira, secretária de Saúde de Dores do Indaiá; Cleber de Sousa, secretário de Saúde de Estrela do Indaiá; Agostinho Oliveira, prefeito de Luz; Jussara Almeida, secretária de Saúde de Luz; Wilson Correia, prefeito de Martinho Campos; Jakline dos Santos, secretária de Saúde de Martinho Campos; Talita Barros, chefe de Gabinete de Moema; Amarildo Fernandes, secretário de Saúde de Serra da Saudade e Juliana Oliveira, coordenadora da Atenção Primária de Serra da Saudade.

Faça sua parte. Só você pode proteger sua família – Não faça nem participe de aglomerações e festas, use sempre máscara, lave sempre as mãos, não toque as mãos nos olhos ou boca, evite visitar pessoas idosas ou do grupo de risco.