Prefeitura apoia diversificação do agronegócio e fortalecimento da agricultura familiar

Plantio de abacaxi no sítio Buriti do Jorge, no Engenho do Ribeiro

Conhecer e incentivar projetos de fruticultura e diversificação do agronegócio no município. Com esse objetivo, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Saul Pádua, fez uma visita ao sítio Buriti do Jorge, no Engenho do Ribeiro, dia 1º de fevereiro.

No local, o produtor João Batista de Assis (Dôte) está fazendo o plantio de 60.000 pés de abacaxi numa área de 2 hectares. A assistência técnica do empreendimento é fornecida pelo escritório local da Emater/MG.

Dôte, que é produtor de frango e mel de abelhas, está investindo na diversificação do seu negócio para atender à demanda local de frutas, em especial através da Feira do Produtor.

Agroindústria

Durante a visita Saul ressaltou a importância da iniciativa e lembrou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação, constitui num importante canal de comercialização da produção local. “Hoje são quase 4.000 alunos matriculados na rede municipal que recebem merenda escolar diariamente. O objetivo da Prefeitura é dar prioridade à compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar no município”, ressaltou o Secretário.

A diversificação produtiva, em especial a fruticultura, e o fortalecimento da agricultura familiar abrem possibilidade de implantação de agroindústrias no município, agregando valor no beneficiamento da produção.

A administração municipal está apoiando a diversificação produtiva na agricultura familiar. Isso significa maior geração de renda e empregos no setor agropecuário, com reflexos benéficos para a economia local e valorização do homem do campo”, finalizou Saul.