Prefeitura atualiza programas de saúde e segurança do trabalho

A saúde dos servidores públicos municipais está dentro das prioridades da atual gestão

Na foto estão Leila, Lucas e Mateus.

Para garantir mais condições de segurança aos nossos servidores no ambiente de trabalho, a Prefeitura está entrevistando os servidores e visitando todos os setores para revisão dos Laudos de Insalubridade e Periculosidade (LIPT) e Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT).

O estudo para elaboração dos novos laudos será realizado pela empresa contratada Mérito Consultoria Assessoria Ocupacional e Serviços. A contratação contou com a supervisão e acompanhamento dos técnicos de segurança do trabalho do Núcleo de Atenção à Saúde Ocupacional.

Para a Gerente de Gestão com Pessoas, Leila Gonçalves, isso é essencial para que o estudo e a atualização fossem possíveis e, desta forma, adequar as condições de trabalho aos servidores. “O serviço está acontecendo para atualizar os laudos e promover mais segurança aos nossos servidores. Essas ações demonstram a valorização e cuidado com a saúde dos colaboradores”, complementou Leila.

Segundo Lucas, técnico da empresa Mérito, o trabalho será realizado por etapas e entregue até o dia 30 de junho. “Fico muito feliz de estar realizando este trabalho aqui na Prefeitura de Bom Despacho, pois isso mostra que a Administração se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores”, disse Lucas.

O técnico de Segurança do Trabalho, Mateus Couto, está acompanhando de perto todo o trabalho. “É sempre muito gratificante participar deste trabalho. Com base nos levantamentos, ajustaremos as medidas cabíveis para cumprir a legislação e adequar os direitos e deveres dos servidores e da Administração. Além disso, vamos apurar a exposição a agentes potencialmente nocivos, prejudiciais à saúde ou à integridade física nas atividades e locais de trabalho conforme as disposições nas Norma Regulamentadoras 15 e 16 da Portaria 3.214, de 8 de junho de 1978 do MTE, além de atender aos critérios de verificação das condições do ambiente de trabalho da Prefeitura para fins da concessão de benefício da aposentadoria especial pela previdência social, atendendo as determinações estabelecidos pela Lei Federal n° 8.213, de 24 de julho de 1991″.

O objetivo da Prefeitura, além de agir de acordo com a legislação vigente, é promover mais segurança aos servidores. As avaliações permitirão a implementação de medidas que viabilizarão melhorias dos locais trabalho e das condições de saúde dos servidores. Todos ganham, inclusive os cidadãos que receberão a prestação dos serviços públicos de servidores seguros e saudáveis no desempenho de suas funções.