Prefeitura aumentou em 90% o valor dos repasses a entidades da assistência social de BD

A Prefeitura aumentou seu apoio à Rede Privada do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de Bom Despacho, que compreende entidades e organizações não governamentais (ONG) que atuam em parceria com a Prefeitura para fornecer serviços de assistência social à população, em 2023. Por meio destas entidades, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos do município tiveram muito mais apoio para viver bem.

O total de recursos repassados às entidades assistenciais em 2023 foi de R$2.440.492,88 Isso significa um aumento significativo em comparação a 2022, quando foi repassado um total de R$1.284.933,24. Um aumento de 89,93% nos repasses que reflete um fortalecimento considerável da Rede Privada do SUAS em Bom Despacho.

Conheça o trabalho das entidades e ONG que atuam em BD e quanto foi investido em cada uma:

Aliança Bondespachense de Assistência e Promoção (Abap): Focada em crianças e adolescentes, essa entidade busca promover a assistência e o desenvolvimento social dessas faixas etárias. A Abap recebeu um aporte financeiro de R$300.000,00 para executar projetos como “Educar hoje para não punir amanhã” e “Alimentação é a base de uma vida saudável”. A fonte dos recursos é o Fundo Municipal da Assistência Social (FMAS).

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae): Destinada a pessoas com deficiência, a Apae trabalha para garantir seus direitos e promover sua inclusão e bem-estar​. A Apae recebeu R$350.000,00 para projetos como “Despertar” e “Diminuindo diferenças construindo possibilidades”. A fonte dos recursos veio do FMAS.

Lar do Idoso (Asilo São José): Como o nome sugere, essa entidade é voltada para o atendimento de idosos, proporcionando-lhes cuidados e um ambiente acolhedor​. O asilo recebeu um total de R$800.000,00 do FMAS e do Fundo Municipal do Idoso.

ONG Metástase do Amor: Focada em pessoas em tratamento oncológico, essa organização busca oferecer apoio emocional e prático aos indivíduos e famílias afetadas pelo câncer​. A ONG recebeu R$139.998,84, fonte FMAS.

Associação dos Deficientes de Bom Despacho (Adefis BD): Também voltada para pessoas com deficiência, essa associação trabalha pela defesa de direitos e pela promoção da qualidade de vida dessa população​. Recebeu R$16.320,00, fonte FMAS.

O total inclui os valores especificamente mencionados para as entidades, mas também abrange outros repasses e iniciativas não detalhados individualmente. Isso pode incluir financiamento para projetos, programas ou serviços não especificados detalhadamente, mas que contribuem para o suporte à assistência social na cidade.