Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Prefeitura avança em ações que resultarão no fim do lixão

Prefeitura Municipal de Bom Despacho


Desde julho deste ano, uma empresa licitada pela Prefeitura opera no aterro controlado, conhecido como lixão. A iniciativa é inédita e foi o primeiro passo concreto dado por uma Gestão para transformar o local num aterro sanitário e, posteriormente, recuperar toda aquela área.

Mesmo com todas as dificuldades ocasionadas pelo acúmulo de lixo de anos, mais as 50 toneladas depositadas lá diariamente, o trabalho está avançando. As equipes já fizeram rampas inclinadas para evitar desmoronamentos, corte do talude, limpeza de toda a estrada em volta do aterro, dreno para chorume, entre outras ações.

Além disso, toda a área está sendo umedecida constantemente e drenada. Os resíduos sólidos que chegam ao local estão sendo soterrados. Agora, os funcionários contam com conteiner e o aterro tem vigilância em tempo integral, o que deixa mais tranquilas as pessoas que moram ou trabalham na região.

“Com essas ações já estamos mudando a paisagem daquela área que fica numa das entradas da cidade. A cada nova etapa executada, ficamos mais perto de acabar com o lixão”, destacou o Prefeito Doutor Bertolino.

Etapa seguinte – além de continuar drenando o chorume, soterrando os resíduos, será feita também a queima de gases provenientes do lixo e da decomposição de restos de comidas.

Colabore com o fim do lixão – produza menos lixo. Evite adquirir produtos embalados e reaproveite o que for possível. Destine corretamente o lixo que você produz enviando papelão, PETs, vidros e outros materiais recicláveis para a Reciclabom. Não desperdice comida.

O que não pode ir para o aterro controlado – restos de árvores, grama, animais mortos não podem ser descartados no aterro. Lixo doméstico, restos de obras e outros resíduos podem ser levados. Para isso é necessário retirar uma autorização na Secretaria de Meio Ambiente. Mais informações ligue 37 3520 1423.

Clique aqui para você saber mais sobre o Programa BD Lixo Zero e ajudar a reduzir o lixo de BD.

Imprimir