Prefeitura avança em ações que resultarão no fim do lixão

Desde julho deste ano, uma empresa licitada pela Prefeitura opera no aterro controlado, conhecido como lixão. A iniciativa é inédita e foi o primeiro passo concreto dado por uma Gestão para transformar o local num aterro sanitário e, posteriormente, recuperar toda aquela área.

Mesmo com todas as dificuldades ocasionadas pelo acúmulo de lixo de anos, mais as 50 toneladas depositadas lá diariamente, o trabalho está avançando. As equipes já fizeram rampas inclinadas para evitar desmoronamentos, corte do talude, limpeza de toda a estrada em volta do aterro, dreno para chorume, entre outras ações.

Além disso, toda a área está sendo umedecida constantemente e drenada. Os resíduos sólidos que chegam ao local estão sendo soterrados. Agora, os funcionários contam com conteiner e o aterro tem vigilância em tempo integral, o que deixa mais tranquilas as pessoas que moram ou trabalham na região.

“Com essas ações já estamos mudando a paisagem daquela área que fica numa das entradas da cidade. A cada nova etapa executada, ficamos mais perto de acabar com o lixão”, destacou o Prefeito Doutor Bertolino.

Etapa seguinte – além de continuar drenando o chorume, soterrando os resíduos, será feita também a queima de gases provenientes do lixo e da decomposição de restos de comidas.

Colabore com o fim do lixão – produza menos lixo. Evite adquirir produtos embalados e reaproveite o que for possível. Destine corretamente o lixo que você produz enviando papelão, PETs, vidros e outros materiais recicláveis para a Reciclabom. Não desperdice comida.

O que não pode ir para o aterro controlado – restos de árvores, grama, animais mortos não podem ser descartados no aterro. Lixo doméstico, restos de obras e outros resíduos podem ser levados. Para isso é necessário retirar uma autorização na Secretaria de Meio Ambiente. Mais informações ligue 37 3520 1423.

Clique aqui para você saber mais sobre o Programa BD Lixo Zero e ajudar a reduzir o lixo de BD.