Prefeitura cederá terreno para construção de nova cadeia

Objetivo é tirar unidade do bairro Jardim dos Anjos II

Reunião Sobre Cadeia Pública (1)

O Prefeito Fernando Cabral esteve com membros do CONSEP e autoridades em seu gabinete

O Prefeito Fernando Cabral reuniu-se com representantes da área de segurança pública para tratar da situação da cadeia de Bom Despacho. Fechada há mais de cinco anos, a cadeia tem sido um problema para todos. Para o judiciário e para a polícia, pois não tem condições de ser usada. Para os moradores do Jardim dos Anjos, pois é sempre uma presença sombria.

Recentemente o judiciário, por intermédio do Dr. João Batista Simeão, decidiu ajudar recuperação da cadeia de Bom Despacho. A ajuda virá, principalmente, na forma de dinheiro arrecadado de penalidades aplicadas a condenados.

Por outro lado, tempos atrás, a prefeitura, o CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança Pública), as polícias civil e militar e o ministério público já haviam entabulado negociações para a construção de uma nova cadeia.

Assim, a decisão do Tribunal de Justiça e a disposição do Dr. João Batista deram novo fôlego ao empreendimento. A prefeitura, porém, propôs que, em vez de recuperar a cadeia atual, que seja construída uma cadeia nova fora da cidade. Os presentes concordaram com a ideia. Nas próximas semanas deverão ser anunciadas medidas concretas para que o projeto saia do papel.

A nova cadeia será administrada pela SUAP e deverá oferecer oportunidade de trabalho e educação aos presos. Para os bom-despachenses, e em especial para os moradores do Jardim dos Anjos, o maior benefício será a retirada da cadeia do centro da cidade.

A reunião – estiveram presentes à reunião o prefeito Fernando Cabral, o juiz de Direito Dr. João Batista Simeão, o Delegado Fábio Xavier, membros do CONSEP D. como o presidente Lúcio Fidélis, e os militares reformados coronel Gentil Alberto de Menezese e major José Luiz Silva.