Prefeitura começa elaboração do PPA 2022-2025 e LOA 2022

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão realizou nesta terça-feira (dia 15) reunião de abertura do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA 2022-2025) e da Lei Orçamentária Anual (LOA 2022). Representantes de todas as secretarias e do BDPREV participaram para conhecer as diretrizes, a metodologia e o cronograma de atividades. Ontem (16) as secretarias receberam treinamento sobre os principais conceitos e a metodologia a ser aplicada no processo de elaboração do PPA e da LOA.

O PPA é o planejamento de médio prazo da atuação do município que define as ações e os programas dos órgãos para os próximos quatro anos, baseando-se nas áreas de resultados, diretrizes e objetivos estratégicos. Já a LOA 2022 estima receitas e fixa as despesas para o exercício financeiro, de forma a garantir a realização das metas e objetivos contemplados no PPA.

O prefeito Doutor Bertolino abriu a reunião explicando que “o processo de planejamento do PPA e da LOA traz um direcionamento para a atuação da Administração Pública Municipal com a implantação de um novo ciclo de desenvolvimento do município que é o desenvolvimento econômico.”

“Para esse novo ciclo de planejamento, vamos fazer algumas inovações como a definição dos projetos estruturantes que serão as prioridades da administração. Vamos buscar um planejamento e um orçamento mais gerencial, transparente e com resultados”, destacou a secretária de Planejamento, Maria de Fátima Rodrigues.